Corona Vírus entenda a contaminação e ações do Governo Brasileiro!

Corona Virus, Leia a matéria ouça as entrevistas e informações no final do texto.

Sobe para três os casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil.  Além do caso da mulher em Belo Horizonte, noticiado na manhã desta terça-feira (28), pelo Ministério da Saúde,  um caso em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e outro em Curitiba no Paraná fora divulgados nessa terça-feira à tarde.

Os pacientes se enquadraram na atual definição de caso suspeito, estabelecido pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Os pacientes apresentaram febre, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório e viajaram para área de transmissão nos últimos 14 dias.

Com as suspeitas,  o Ministério da Saúde subiu o nível de vigilância no Brasil. Saiu do nível 1, considerado de alerta, para o nível 2, de risco iminente do vírus chegar ao país. Caso se confirme algum caso,  o nível sobe para 3, que é o de situação de emergência em Saúde Pública.

O aumento do nível de vigilância no Brasil ocorreu um dia após a Organização Mundial da Saúde mudar de moderado para alto o grau de risco de epidemia global do coronavírus. Entre outras mudanças, a pasta agora considera suspeita qualquer pessoa que apresente febre ou problemas respiratórios 14 dias após visitar qualquer local da China, e não apenas a província de Wuhan, o epicentro da epidemia.

O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, ressalta que a definição dos níveis é um protocolo internacional. O ministério da Saúde já acompanhava o caso suspeito de uma jovem de 22 anos que está em observação em Belo Horizonte. Ela esteve na China e apresentou sintomas compatíveis com os do coronavírus.

A pasta ainda monitora 14 pessoas próximas à paciente que, até agora, não apresentaram qualquer sintoma. Segundo o Ministério, foram detectados mais de sete mil rumores de coronavírus no Brasil. Desses, 12 foram notificados, nove já foram excluídos e apenas três estão em observação.

O número de mortos pelo coronavírus chegou a 106 após as autoridades chinesas confirmarem que mais 24 pessoas faleceram nesta terça-feira. Outros 65 casos foram notificados em 17 países, incluindo Austrália, Japão, França, Canadá  e Estados Unidos.

Entenda como é contaminação pelo coronavírus e suas consequências. Ouça a entrevista com a médica Eliana Bicudo

 

Publicado em 28.01.2020- as 21:52 Jornal o Estado Notícias SC- Fonte Ebc Brasil-

Leia Também

IPVA em cota única para veículos com placa final 1 vence dia (31) Sexta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *