Febre Amarela: Vacinação em dia D contra a doença em São José!

Febre Amarela: O Município de são José realizará uma ação no próximo dia 6 das 8hs às 17hs  por meio da Secretaria Municipal de Saúde e através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Areias, Bela Vista, Forquilhas, Campinas e Centro Histórico o dia D de vacinação.

Além da imunização contra a Febre Amarela, os usuários também poderão fazer a atualização da Caderneta Vacinal.

A febre amarela é transmitida através da picada do mosquito fêmea infectado, que na maioria dos casos urbanos é o Aedes Aegypti, mesmo transmissor da dengue. Em zonas rurais e amazônicas os transmissores da conhecida febre amarela silvestre também podem ser os mosquitos da espécie Haemagogus e Sabethes. Os macacos não transmitem febre amarela, eles, assim como os humanos, podem ser hospedeiros do vírus.

A doença é infecciosa porém não há transmissão direta de pessoa para pessoa, sendo que a vacina é a principal forma de prevenção e controle da doença.

Indicação

A vacinação é indicada para pessoas acima de nove meses de idade até 59 anos, que nunca tenham tomado a vacina. A dose única é oferecida nas unidades de saúde durante todo o ano. A aplicação deve ser feita, pelo menos, 10 dias antes do deslocamento para regiões onde é recomendada a vacina. No caso de gestantes e idosos com mais de 60 anos, a regra é buscar orientação médica.

Quem já foi imunizado e tem comprovante vacinal, não necessita fazer nova aplicação. “A vacina é gratuita, rápida e eficaz, por isso, esperamos que as pessoas participem do Dia D contra a Febre e se conscientizem em relação à prevenção desta doença”, reforça a secretária de Saúde, Sinara Simioni.

Os principais sintomas da Febre Amarela são febre, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo, fadiga, náuseas e vômitos. A manifestação clínica inclui ainda insuficiência hepática e renal podendo até matar.

O Mosquito

O Inseto pode medir entre 05,cm e 1cm, com coloração preta, listas brancas ba cabeça,tronco e nas pernas. As asas são translúcidas e tem três pares de patas.

Serviço

O quê: Dia D contra a Febre Amarela em São José

Quando: sábado, 06 de abril, das 8h às 17h

Onde: Unidades Básicas de Saúde dos bairros Areias, Bela Vista, Forquilhas, Campinas e Centro Histórico

Edição Jornalismo Jornal o Estado- Informação PMSJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *