Nova frente polar derruba a temperatura para 10 graus negativos em SC

10 graus negativos – Mais uma frente polar intensa chega a SC

Segundo o Homem do Tempo, o Engenheiro Agrônomo Ronaldo Coutinho, do Clima Terra, mais uma massa de ar seco de origem polar (centro de alta pressão) deixa esta quarta-feira ensolarada e gelada.

AMANHECER CONGELANTE

Dessa forma a Serra Catarinense teve um amanhecer congelante atingindo a marca de -10ºC um temperatura que não era atingida desde 1991. De fato, mínimas entre -10/-6°C em alguns pontos do Topo da Serra (região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema com geada excepcional nas baixadas e começo de encosta). Igualmente, geada em vários pontos do Oeste ao Meio Oeste, Centro, Planalto Sul, pontos do Planalto Norte, pontos bem isolados do Alto Vale do Itajaí e topo da Grande Fpolis. Também, geada em vários pontos do Litoral Sul com risco de danos nas lavouras e frutas de clima quente. Assim, teremos máximas variando entre 19/22°C em pontos do Extremo Oeste. Picos mínimos de umidade relativa do ar entre 10/25% em vários pontos de SC (principalmente no Topo da Serra).
10 graus negativos - Mais uma frente polar intensa chega a SC
Frio – Depois de 29 anos Serra Catarinense volta a registrar -10ºC – Foto: Fernando Keiser
Diante disso, cuidado com a formação de gelo nas rodovias mais altas de SC, mais na região do Topo da Serra na madrugada/começo da manhã. Risco de congelamento da água em canos nas cidades mais frias de SC.
Do mesmo modo segue nesta quinta-feira, aumento de nuvens pela manhã com chuva e trovoadas. Definitivamente, temperaturas muito baixas ao amanhecer. Embora a tarde fique mais agradável e sobe mais no Oeste. Já do Centro ao Litoral fica ameno a frio. Mínimas entre -3/0°C em alguns pontos do Topo da Serra (região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema com geada). Geada em vários pontos do Centro, Planalto Sul, pontos bem isolados do Sul do Alto Vale do Itajaí, topo da Grande Fpolis e pontos do Litoral Sul. Máximas variando entre 23/26°C em pontos do Extremo Oeste.
Em conclusão, em 2020 já tivemos 67 dias com geadas e 47 dias com marcas negativas em nossa bela e gelada Santa Catarina.

Leia ainda: Situação atual do mercado é pauta da hotelaria independente

turismoonline.net.br - O portal do turismo
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!

Fotos: Divulgação / Fernando Keiser / SJonline / Arquivos pessoais

Fontehttps://www.meteorologistapiterscheuer.com/previsao-do-tempo

Assessorias de Imprensa 

Leia mais:

Conflitos Interiores – Louvável é a busca por momentos de harmonia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *