Novembro Azul Balneário Camboriú-Floripa…Coluna Toques e Notas

BOMBINHAS TEM PROGRAMAÇÃO DO NOVEMBRO AZUL

Novembro Azul Balneário Camboriú-Floripa...Coluna Toques e NotasA Prefeitura de Bombinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, está engajada na campanha Novembro Azul 2019 que alerta para o câncer de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo iniciou ações de conscientização para que os homens fiquem atentos aos sinais da doença. Segundo a Secretaria de Saúde, a campanha tem significativa relevância porque chama a atenção da população para o problema e busca sensibilizar a sociedade a abraçar essa causa tão importante à saúde do homem. Saiba mais

 

AMF Promotora reúne líderes nacionais em encontro em Florianópolis

Novembro Azul Balneário Camboriú-Floripa...Coluna Toques e Notas
Rafael Ursaia e Felipe Siemann- foto Fabiano Augusto


Após 12 anos de fundação, uma das principais correspondentes autorizadas do Banco Santander no ramo de crédito consignado, a AMF Promotora, com matriz em São José (SC), realizou na última quinta-feira (07) o 1º Encontro AMF Promotora. O evento foi realizado no The Roof, em Florianópolis, com o intuito de reunir líderes das 14 lojas da AMF pelo país e também para comemorar os bons números conquistados neste ano. Somente em 2019, a empresa, dirigida pelos sócios Antônio Maurício Siemann e Felipe Marco Siemann, pai e filho, inaugurou 10 novas filiais. “Registramos um crescimento mensal de 30%, superando a marca de R$ 130 milhões de produção em outubro”, destaca Felipe 

Entre os convidados do Encontro, que reuniu mais de 150 pessoas no rooftop do hotel Majestic, o superintendente do Santander no Brasil, Rafael Ursaia. Em Santa Catarina, a AMF Promotora está presente em seis cidades: Palhoça, Florianópolis, São José, Blumenau, Joinville e Lages.

Balneário Camboriú preparada para receber 26 navios com mais de 90 mil passageiros

Balneário Camboriú já se prepara para a chegada do primeiro navio de passageiros, previsto para o próximo dia 22 de novembro. O primeiro navio desta temporada é o Fantasia, da empresa MSC. Na última terça-feira (5), a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico organizou uma reunião com demais entidades e secretarias municipais para planejar a recepção aos turistas.

Novembro Azul Balneário Camboriú-Floripa...Coluna Toques e NotasDurante a temporada, serão 26 navios de quatro diferentes companhias, de onde desembarcarão, ao todo, cerca de 90 mil passageiros. A temporada de transatlânticos acaba no dia 18 de março de 2020 com a escala do navio Costa Fascinosa. Balneário Camboriú terá ainda escalas dos navios Seaview (MSC) e Sovereign (Pullmantur).

Santa Catarina terá quatro cidades com porto turístico, sendo Balneário Camboriú a que mais contará com escalas e passageiros na temporada 2019/2020. Além dos navios, o município também receberá excursões dos desembarques das cidades vizinhas.“O importante é recepcioná-los bem, passarmos todas as informações solicitadas para que eles escolham novamente Balneário Camboriú como destino turístico”, diz o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Valdir Walendoswky.

BC CONVENTION LANÇA EDIÇÃO 2020 DO BALNEÁRIO SABOROSO

Novembro Azul Balneário Camboriú-Floripa...Coluna Toques e Notas

Consolidado como um dos principais festivais gastronômicos do sul do país, o Balneário Saboroso vai chegar à sua 11ª edição em 2020. E para apresentar o projeto e todas as suas novidades, o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau reuniu os empresários do segmento da gastronomia ontem, terça-feira, 5, na sua sede. Durante o encontro foram apresentadas as novidades da edição, além do regulamento e a abertura das adesões para os restaurantes. Segundo a Diretora Executiva do BC Convention, Adriana Both De Pin, a reunião foi uma ótima oportunidade para os interessados conhecerem mais sobre o trabalho da entidade e do Projeto Balneário Saboroso”.

Centro de Eventos de Balneário Camboriú

Novembro Azul Balneário Camboriú-Floripa...Coluna Toques e NotasA concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú pelo prazo de 20 anos foi autorizada nesta sexta-feira, 8. O decreto assinado pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, conclui mais uma etapa do processo, que vem sendo tratado como uma das prioridades na área do turismo. A próxima etapa é o lançamento da concorrência pública de seleção da empresa responsável pela gestão.

A presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), Flávia Didomenico, destaca que o decreto atende ao estudo que apontou o melhor modelo de concessão para o espaço. “De acordo com esse estudo, o ideal seria a conceder a gestão do local pelo período de 20 anos, e não por 30 anos, como previa o anterior”, explica.

Após 11 anos de restauração, relógio raro está exposto no Museu Histórico de Santa Catarina

“É um relógio único no mundo”, afirmou, emocionado, o artesão Geraldo Ziebarth, 81 anos, responsável pelo conserto de uma peça especial, patrimônio dos catarinenses: um relógio montado em 1943 e adquirido pelo Governo do Estado em 1945 durante o mandato de Nereu Ramos.

Novembro Azul Balneário Camboriú-Floripa...Coluna Toques e NotasO relógio é praticamente todo feito em madeira de Imbuia, inclusive as engrenagens – o que é considerado algo raro. Apenas alguns eixos e parafusos são feitos com outros materiais metálicos. Os ponteiros e os números romanos são feitos em madeira de pau-marfim.
A estrutura levou mais de 11 anos para ser restaurada e, a partir desta sexta-feira, 8, poderá ser vista no Museu Histórico de Santa Catarina, sediado no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis.

 

 

A peça ganhou notoriedade na imprensa dos anos 1940 por ser um relógio de alta precisão. Foi construído utilizando uma técnica tradicional da cultura alemã, com madeira entalhada e engrenagens que garantem a marcação das horas, da data e das fases da lua. O autor de montagem tão delicada e habilidosa foi Alvino Ziebarth, pai de Geraldo Ziebarth.
Manualmente, ainda é possível registrar as estações do ano. A peça ficou por mais uma década sob os cuidados do artesão Geraldo, que ao longo dos últimos anos desvendou o sistema de funcionamento do relógio e confeccionou novas peças para substituir as que estavam estragadas. Tanto Geraldo, quanto o pai são de São Bento do Sul, no Norte de Santa Catarina.

Durante dois dias – 6 e 7 de novembro – o artesão montou o relógio no local onde ficará exposto: a Sala dos Governadores. O trabalho foi realizado com a precisão e a delicadeza que a peça exigia. A ação foi acompanhada por técnicos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão que administra o Museu Histórico de Santa Catarina. Ao fim do trabalho, o artesão recebeu um certificado de honra ao mérito pelos serviços prestados na preservação da memória catarinense.
A peça é chamada de “Relógio Histórico Alvino Ziebarth”, em homenagem ao construtor. Integra o patrimônio do Governo do Estado de Santa Catarina (Casa Civil). Fotos: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Ponte Hercílio Luz

Ponte Hercílio LuzA estrutura de treliça central de apoio da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, começou a ser retirada nesta quinta-feira, 7. A primeira parte do trabalho, feito por módulos, deve ser concluída no fim de semana, se as condições climáticas forem favoráveis. A ligação entre Ilha e Continente será reaberta para o tráfego no dia 30 de dezembro deste ano.

Nos 349 metros do vão central, em 2015 e 2016, foram instalados cinco módulos de treliça entre as estruturas definitiva e provisória para auxiliar na sustentação da Ponte durante a obra de restauração.

Leia Também na Coluna jeff Severino       Diferentes culturas e crenças em Gramado na Serra Gaúcha

Publicado em 09.11- Jornal Estado Notícias SC- Edição Redação J.E

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *