Os Animais que podem ter transmitido o Corona-Culpa dos humanos

Os animais selvagens são os culpados pelo Coronavírus? O Homem é literalmente um animal.

GETTY IMAGES
Image caption
O morcego-de-ferradura-grande chinês (Rhinolophus ferrumequinum) é considerado o principal suspeito de ser a origem do surto de coronavírus

Embora ainda não se saiba ao certo qual animal é o vetor do surto de coronavírus que surgiu na cidade chinesa de Wuhan e já infectou mais de 25 mil pessoas em todo o mundo, todos os olhos estão voltados para o morcego. Mais recentemente, o Pangolin, animal semelhante ao tatu, também chegou a ser apontado como vetor inicial do surto, mas, por serem notoriamente portadores de vários tipos de doenças, os morcegos continuam listados entre as grandes possibilidades.

Os coronavírus (CoV) são uma ampla família de vírus que podem causar uma variedade de condições, do resfriado comum a doenças mais graves, como o coronavírus que causa a síndrome respiratória no Oriente Médio (MERS-CoV) e o que causa a síndrome respiratória. aguda grave (SARS-CoV). Um novo coronavírus é uma nova cepa de coronavírus que nunca foi encontrada antes em humanos.

 

Animais

Os Animais
Ler a matéria completa-https://www.worldanimalprotection.org.br/ Nicky Loh/Getty Images

Os coronavírus podem ser transmitidos de animais para pessoas (transmissão zoonótica). De acordo com estudos exaustivos a esse respeito, sabemos que o SARS-CoV foi transmitido da civeta aos seres humanos e que ocorreu a transmissão do MERS-CoV do dromedário para os seres humanos. Além disso, sabe-se que existem outros coronavírus circulando entre os animais, que ainda não infectaram humanos.

As civetas são pequenos mamíferos de hábitos noturnos que vivem na África e na Ásia tropical. O café que elas ajudam a produzir, por meio da deglutição e da excreção de grãos de café – que são posteriormente coletados e limpos, – tornou-se bastante popular nos últimos anos. Entretanto, para atender a uma demanda cada vez mais crescente por este tipo de café (Kopi Luwak), as civetas vêm sendo agora cruelmente capturadas e forçadas a viver em condições desumanas. 

Pangolin

Os Animais
Pangolim é o mamífero mais traficado em todo o mundo REUTERS/Kham

Dois pesquisadores da Universidade Agrícola do Sul da China, em Guangzhou, afirmam ter identificado o animal que acreditam ser a fonte do novo coronavírus que provoca uma epidemia no país.

Eles constataram, que o pangolim (semelhante a um tatu) tinha um tipo de coronavírus 99% compatível geneticamente com o que tem infectados as pessoas.

A comunidade científica aguarda a publicação do estudo para saber mais detalhes. Uma das dúvidas é se o vírus foi identificado no sangue ou nas fezes do animal.

A principal possibilidade é que o pangolim possa ser o hospedeiro intermediário entre morcegos (hospedeiros naturais de coronavírus) e humanos.

Sintomas

Essas infecções geralmente estão associadas a febre e sintomas respiratórios (tosse e dispnéia ou falta de ar). Nos casos mais graves, eles podem causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.

As recomendações usuais para não espalhar a infecção são boas mãos e higiene respiratória (cobrindo a boca e o nariz ao tossir e espirrar) e o cozimento completo de carne e ovos. Além disso, deve-se evitar contato próximo com qualquer pessoa com sinais de desconforto respiratório, como tosse ou espirro.

Assista o Vídeo  Pangolin

Publicado em 18.03 2020 Jornal o Estado Notícias SC- Fontes OMS –BBC-paho.org-R7 Vídeo-Animal Planet Brasil

Leia Também

Governador Carlos Moisés decreta situação de emergência em SC!

Campanha de vacinação contra a Gripe terá início em 23 de março!

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *