Prefeitura reforça isolamento de lago no bairro Pedra Branca

Na tarde desta terça-feira (28) na Prefeitura da Palhoça, uma força tarefa composta pela Vigilância Sanitária de Palhoça, Vigilância Epidemiológica, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Defesa do Cidadão e Bem Estar Animal, Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Fundação Cambirela de Meio Ambiente (FCAM), médicos veterinários e representantes da Associação de Moradores do bairro Pedra Branca se reuniu para discutir as novas medidas a serem adotadas após a emissão do laudo de necropsia que confirmou a presença da bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo, nos animais que morreram recentemente no lago do bairro Pedra Branca.

 

Prefeitura reforça isolamento de lago no bairro Pedra BrancaComo resultado da reunião, foi decidido expandir o perímetro  de interdição e a sinalização por tempo indeterminado até a descontaminação do local. Paralelamente, as aves sobreviventes permanecem em quarentena para tratamento e está sendo providenciada a compra de aeradores para aumentar a movimentação, renovação e oxigenação da água nos dois lagos.

Desde o fechamento no dia 11 de maio, o lago segue sendo monitorado e ações para conter a proliferação da bactéria são planejadas para minimizar os riscos de contaminação. O grupo aguarda, ainda, o resultado de laudos que indicam o nível de oxigênio da água e a presença, ou não, de coliformes fecais.

Pato morto pelo Botulismo
Espécie morta na beira do lago

As autoridades alertam para que a população respeite a sinalização e não entre em contato com a água do lago, com o gramado, com os animais e principalmente com as fezes das aves, sob risco de contrair botulismo.

Botulismo

Doença de natureza tóxica, decorrente da ingestão de toxina botulínica, que em humanos causa envenenamento grave e até a morte. Os sintomas incluem, principalmente, paralisia das pernas, pálpebras, pescoço e musculatura respiratória.

Prefeitura reforça isolamento de lago no bairro Pedra Branca
Frequentemente as pessoas alimentam os peixes no lago

Indícios apontam que a contaminação do lago tenha sido causada por alimentos contaminados jogados na água e ingeridos por peixes e aves que vivem no local.

Causas

Botulismo é causado pela bactéria Clostridium botulinum, que pode ser encontrada no solo e em água não tratada. Essa bactéria produz esporos que sobrevivem até em ambientes com pouco oxigênio, como alimentos em conserva ou enlatados. Nesses ambientes, ela produz uma toxina que, mesmo se ingerida em pouquíssima quantidade, pode causar envenenamento grave.

Botulismo das feridas

As bactérias podem entrar no organismo por meio de lesões na pele, machucados e outras feridas, onde liberam as toxinas e levam a uma grave infecção.

Fonte Secom Palhoça- Edição Jornal o Estado-Imagens lago Vm Comunicação
[wpforms id=”1179″ title=”false” description=”false”]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *