Prefeitura premia alunos do concurso de fotografia sobre meio ambiente

A Prefeitura de Palhoça realizou, na tarde desta quarta-feira (26), a premiação dos alunos vencedores do concurso fotográfico “Meio Ambiente em Foco – Paisagens do Cotidiano”, que teve por objetivo desenvolver a consciência de preservação de recursos naturais nas crianças e, consequentemente, em suas famílias e no ambiente em que vivem. O concurso, que fez parte da programação da Primeira Semana do Meio Ambiente, realizada entre 3 e 9 de junho, reuniu trabalhos fotográficos considerados de alto nível, que ficaram expostos no Shopping Via Catarina, quando foram avaliados e votados pelo público.

A Semana do Meio Ambiente, foi uma realização da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fundação Cambirela do Meio Ambiente (Fcam), com a participação da Polícia Militar Ambiental e Epagri, além do apoio institucional do Shopping Via Catarina. O evento teve por objetivo aumentar a consciência dos palhocenses sobre o meio ambiente, principalmente as novas gerações, onde se encaixam os estudantes, com regras de preservação e legislação pertinente.

Prefeitura premia alunos do concurso de fotografia sobre meio ambienteNa cerimônia de premiação, o prefeito Camilo Martins felicitou os organizadores da Semana do Meio Ambiente, destacou o concurso de fotografias como “um importante evento” e parabenizou os alunos que conquistaram premiação e todos que participaram. “Preservar a natureza, o meio ambiente em que vivemos, é responsabilidade de todos nós”, ressaltou. “Nesse contexto, se destaca o envolvimento das crianças participando, agregando conhecimentos de preservação e espalhando esses métodos de conscientização na própria família e no ambiente em que vivem. O futuro do planeta depende do esforço de todos nós”, afirmou o prefeito.

Cenário Ideal

Prefeitura premia alunos do concurso de fotografia sobre meio ambienteCamilo Martins lembrou que Palhoça é o cenário ideal para a realização de eventos sobre preservação ambiental pois, de acordo com estudos recentes, o município possui um dos maiores mangues de toda a América do Sul. Quase 70% de sua área é composta pela Mata Atlântica do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, que protege uma grande biodiversidade e abundância de recursos naturais, inclusive com várias nascentes que abastecem de água potável a região da Grande Florianópolis.

O concurso

O “concurso fotográfico das escolas municipais de Palhoça: Meio Ambiente em Foco – Paisagens do Cotidiano” foi disponibilizado a todos os alunos do primeiro ao nono ano matriculados na rede pública municipal de ensino.

A secretária de Educação, Shirley Nobre Scharf, entende que o objetivo do concurso foi alcançado. “A participação dos alunos, o interesse deles foi surpreendente e algumas fotos alcançaram um nível que superou todas as expectativas. Dentro da secretaria, os organizadores da Semana do Meio Ambiente e do concurso de fotografias consideraram essas atividades como de alto nível. As crianças captaram a mensagem e nos surpreenderam com o enfoque dos temas e a qualidade das fotos”, afirmou.

Segundo o regulamento do concurso o tema das fotos poderia ser: Paisagem rural ou urbana; Arborização urbana ou crimes ambientais. O concurso aconteceu em três etapas, começando com a seleção na escola e, posteriormente, enfrentando o mesmo processo na SME. A escolha dos primeiros colocados foi realizada pelo público que frequentou a exposição no Shopping Via Catarina.

Premiação

 A premiação ficou dividida entre alunos do ensino fundamental I (primeiro ao quinto ano): Matheus S. Marcelino, Bruno Santos da Silva e Kauã Prudêncio Marcelino como primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente; do ensino fundamental II (quinto ao novo ano): Eduardo Cardoso Eckert (primeiro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *