Turismo termal e de bem estar é fortalecido em Santa Catarina

Turismo termal e de bem estar é fortalecido em Santa Catarina.

De fato, de olho no fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina, o segmento vai receber R$ 1,5 milhão de investimento para realização de estudos técnicos das águas e um diagnóstico da estrutura turística disponível nos municípios de abrangência dos complexos termais. Naturalmente o anúncio foi feito nesta quarta-feira (21), em Piratuba, pelo presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Leandro Mané Ferrari.
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina – Leandro “Mané” Ferrari – Foto: Divulgação Santur
“Sem dúvidas, trata-se de um projeto fundamental, uma reivindicação de mais de 15 anos de quem atua nesse segmento e que agora estamos realizando. Assim, com as ações previstas será possível qualificar os produtos e serviços turísticos ofertados, disponibilizando aos usuários informações sobre as propriedades terapêuticas de cada tipo de água, um atrativo que têm grande procura por estar relacionado ao bem-estar”, explica Ferrari.
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina – Pratas Thermas Resort e Convention – Ícone hoteleiro do Vale dos Imigrantes – São Carlos – Santa Catarina
De fato, a iniciativa da Santur vai contemplar seis complexos hidrominerais localizados de várias regiões turísticas do estado. Sendo assim, estarão envolvidos na ação 18 municípios catarinenses: Gravatal, Tubarão, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, Treze Tílias, Itá, Videira, Piratuba, Campos Novos, São Carlos, Águas de Chapecó, Palmitos, São João do Oeste, Chapecó, Quilombo e São João do Sul.
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina.
Dessa forma, e, com base nos estudos, será desenvolvida uma certificação que evidencie as características e propriedades de cada tipo de água e seus benefícios à saúde. Da mesma forma, as propriedades terapêuticas creditadas às águas termais vão do tratamento antiestresse até o combate de doenças crônicas.  Por sua vez, o diagnóstico será estratégico para investimentos futuros, de forma a suprir demandas específicas de cada região. Assim sendo, entre os dados a serem levantados estão o número de leitos de hospedagem, lojas, imobiliárias, atrativos, entre outros.
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina -Yuri Piccoli Hentz – Foto: Divulgação
“Definitivamente, para nós do Vale dos Imigrantes esse investimento no termalismo é extremamente importante. A priori, uma das nossas vertentes são as águas termais, sem dúvida. Então, celebramos hoje a liberação dessas verbas para empregar no setor e também entendemos a intenção do governo em seguir investindo na estrutura da nossa região. Desde já, isso faz com que percebamos nossa importância. Só nos cabe agradecer” – disse Yuri Piccoli Hentz, presidente da Instância de Governança Regional (IGR) Vale dos Imigrantes. A saber, Santa Catarina abriga a melhor água termal da América do Sul e a segunda melhor fonte do mundo em qualidade, atrás apenas de Vicky, na França. Além disso, também se destaca por ter a terceira melhor água mineral do mundo e o único parque termal de água salgada do país (São João do Sul).
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Galeto Di Paolo – O melhor Primo Canto do Brasil – Foto: Divulgação

DE CARA COM O VERÃO

Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina – Ícone hoteleiro do Vale dos Imigrantes, Hotel Renar – Inegavelmente, com seus 39 anos de sucesso, está extremamente apto a receber, como sempre, seus hospedes. Clique no baner e antecipe com urgência sua reserva para os próximos feriados, festas de final de ano e férias.
Finalmente o verão está chegando e aquela vontade de ir à praia aumenta, ainda mais depois de um ano tenso como 2020. Porém, não podemos nos esquecer de que a pandemia do coronavírus ainda não acabou. Sim, é uma verdade que as taxas de contágio, bem como as de mortes, diminuíram, mas isso não significa que os cuidados devam ser esquecidos. Por isso, ao viajar, é bom dar preferência a lugares mais reservados, tradicionalmente visitados por menos pessoas,  portanto, uma escolha segura é fundamental.
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina – Boqueirão Hotel Fazenda – lages – SC – Clique no baner e faça sua reserva.
Já em Lages, a Princesa da Serra de Santa Catarina, a melhor dica é Boqueirão Hotel Fazenda – ícone do turismo rutal nacional, milhões de campos preservado, familiar, extremamente confortável. Trata-se de um ótimo destino para ficar em contato com a natureza e aproveitar o momento para descansar, apresenta uma natureza pródiga, piscinas de água mineral, pescarias, cavalgadas, monitores para às crianças e uma gastronomia campeira invejável.
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina – Hotel Fazenda Águas Claras – Rancho Queimado – SC – Foto – Divulgação
Além dela, outra ótima opção para um contato intenso com a natureza Hotel Fazenda Águas Claras em Ranho Queimado, a menos de 100 km de Florianópolis, bem no pé da serra. Com bela fauna e flora, o Rio das Antas corta toda a fazenda. Águas calmas, transparentes e uma grande mata são características destacadas desse lugar, que é ideal para quem quer ter um dia de sossego com segurança.
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Wish Serrano Resort, minha casa em Gramado – RS – Foto: Jefferson Severino
Já na Serra Gaúcha, a melhor dica é o Wish Serrano Resort, localizado na cinematográfica Gramado.  De fato, o único resort no centro da cidade, ideal para famílias e casais, com programações e experiências diferenciadas. Além disso, é considerado pela Revista Veja o Melhor Hotel de Montanha do Brasil e também é detentor do Traveller Choice do Trip Advisor. Naturalmente Inserido em um complexo cercado pelas araucárias típicas da região, o Wish Serrano é especialista em proporcionar momentos inesquecíveis com diversidade gastronômica, amplo kids club e menu de experiências complementam o mix de atrativos. Portanto, como se pode ver, é possível curtir o verão em uma boa praia ou no campo e até mesmo dentro de uma cidade mais do que pitoresca e, mesmo assim, tomar os devidos cuidados, já que a pandemia ainda não acabou. Seja para crianças, pais ou jovens, quem quer descansar, surfar ou admirar a natureza, tem uma opção adequada de viagem.
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Meat Shop, o melhor endereço gastronômico de Jurerê Internacional – Reserve já a sua mesa, ou, peça pelo Delivery / Take Away.

BANDEIRA AZUL

Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Praia Grande – Penha – SC – Foto Markito
Inegavelmente na temporada 2020/2021, Santa Catarina seguirá ostentando a marca de estado ‘mais azul’ do Brasil. A priori, no início de outubro, o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul renovou a certificação de oito praias e duas marinas catarinenses. Além disso, aprovou outras três praias do estado, elevando de 10 para 13 selos socioambientais em relação ao último ano. Com isso, das 18 praias e seis marinas contempladas no Brasil, 13 praias e duas marinas são de Santa Catarina. A saber, o hasteamento da Bandeira Azul assegura aos visitantes mais informações sobre os locais, qualidade da água e ações de educação ambiental.
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Pousada Pedra da Ilha – Penha – Santa Catarina – O melhor Natal, Réveillon e férias – Clique no baner e faça sua reserva
Conheça os locais de Santa Catarina aprovados para a temporada 2020/2021: Lagoa do Peri, Florianópolis; Praia Grande, Governador Celso Ramos; Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú; Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú; Praia de Piçarras – Balneário Piçarras; Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas; Praia de Mariscal, Bombinhas; Praia da Saudade – Prainha, São Francisco do Sul; Praia do Forte, São Francisco do Sul; Praia da Conceição, Bombinhas; Praia Grande, Penha; Marinas: ICSC, Florianópolis; Tedesco Marina – B. Camboriú. Definitivamente o Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede.
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Especialistas no dia do idoso dão dicas de como envelhecer sem dor. Confira clicando no baner.

PROGRAMA ORLA SEGURA

Leandro “Mané” Ferrari – Projeto Orla Segura – Divulgação Santur
Por outro lado, a Santur também lançou o Programa Orla Segura, que prevê a execução de ordenamento náutico nas áreas reservadas a banhistas e embarcações em praias do estado, reforçando as estruturas de segurança do tráfego aquaviário. O investimento nessa ação será de R$ 1 milhão. Por isso, a cerimônia foi realizada na Capitania dos Portos em Florianópolis, contou com a presença do presidente da Agência, Leandro Mané Ferrari e o presidente do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), Valdez Rodrigues Venâncio. Na ocasião, também foi firmado o termo de autorização para abertura do processo de licitação para compra dos equipamentos necessários, como boias, manilhas, sapatilhas, poitas, distorceres, cabos e placas de sinalização, em conformidade com as Normas da Autoridade Marítima para Auxílios à Navegação (NORMAM 17) e recomendações estabelecidas pela Marinha do Brasil e Capitania dos Portos de Santa Catarina.
Seguro Viagem é fundamental para qualquer destino nacional ou internacional
Agora sim, temos o verdadeiro AÇAÍ do Pará. Cauê – Sabores da Mata. Além disso, como saborosas comidas típicas desse estado, que é a Joia da Amazônia. Nada de mistura. Confira também o verdadeiro sorvete de açaí que você só poderá tomar na Estação das Docas em Belém. Além disso, eles também são distribuidores. – Ligar (48) 3247-6897

SANTUÁRIO SANTA PAULINA

Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
A principio, o Santuário Santa Paulina retorna com as missas presenciais, neste sábado, 24 de outubro. Dessa forma, as celebrações com público acontecerão todas as sextas: às 10h e 15h, sábados: às 8h, 10h e 15h e domingos: 8h, 10h, 12h, 14h e 16h. Além disso, as missas onlines permanecerão todos os dias, às 10h da manhã pelo Facebook: @santuario.santapaulina e pelo Youtube: youtube.com/santuariosantapaulinaoficial. O Santuário permanecerá fechado de segunda a quinta. Para retomada das missas foi necessária a criação de um protocolo de segurança. Sendo assim, o protocolo completo já está disponível no site do Santuário: santuariosantapaulina.org.br/reabertura-e-retomada-das-missas/.
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Travel Ace Assistance, líder em seguro aos viajantes na América Latina – Não viaje sem seguro.

INFRAERO

Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina

Finalmente a Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira operação para obter mais elementos sobre um esquema de corrupção investigado no cabide de empregos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Segundo nota da PF, na operação, denominada Índia, estão sendo cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em cinco estados — São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Rio Grande do Norte – e no Distrito Federal, envolvendo cerca de 90 policiais federais. De acordo com a PF, as condutas suspeitas, praticadas por empregados da Infraero e por empresários dos ramos de turismo e de alimentação, entre os anos 2016 e 2018, consistiam em fraudar licitações das áreas “lounge” e quiosques de alimentação nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Dessa forma, acabavam subavaliando essas áreas e desqualificando dos certames empresas que não estivessem associadas ao grupo. Assim, permitia-se a contratação de propostas menos vantajosas para a Infraero em fraudes estimadas em cerca de R$ 10 milhões.
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Brocker Turismo – A melhor Agência/Operadora da Serra Gaúcha

REUNIÃO DE CONEXÃO FESTURIS

Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina

Definitivamente o Festuris Connection Meeting será um evento híbrido imperdível que vai acontecer nos dias 6 e 7 de novembro, em Gramado, junto à Feira Internacional de Turismo de Gramado. Portanto, nesta edição para garantir mais segurança e facilidade aos participantes, o conteúdo estará no mesmo local da feira de negócios, nos pavilhões do Serra Park.  Sem duvidas, será um grande palco de conteúdo por onde passarão importantes nomes do Turismo e dos Eventos do Brasil, empresários, especialistas e lideranças inspiradoras que falarão de temas fundamentais para a recuperação dos setores.

Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina

Assim sendo, entre as temáticas que serão discutidas no evento estão: Empreendedorismo, Inovação, Tecnologia, Marketing, Segurança Sanitária, Sustentabilidade e Espiritualidade. Dessa forma, um mix de conteúdo que pretende acelerar o processo de transformação e recuperação do turismo no pós-pandemia. Sendo assim, a programação do Connection Meeting está totalmente voltada ao mercado, e que traz também o otimismo que tanto necessitamos para recuperarmos o nosso setor. Além disso, excelentes palestrantes, de diversas áreas e casos de sucesso que vão inspirar os participantes. Sem duvida, as provocações trazem como objetivo o olhar voltado para as oportunidades.
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Marcus Rossi – Foto: Jefferson Severino
A priore, entre os nomes confirmados entre os palestrantes estão: André Germanos (Secretário Nacional de Ecoturismo), Thomas Eckschmidt (Capitalismo Consciente), Germana Magalhães (Coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional), Mauro Rinaldi (Palestrante Motivacional), Peter Weber (Skyteam Consolidadora), Thiago Akira (Marketing Turístico Digital), Daniel Françoso (Turbox), Mauro Rinaldi (Palestrante Motivacional), Marcus Rossi (Gramado Summit), Ricardo Gomes (Câmara LGBT), Fabiana Lima (Trielotur) e muito mais. Outrossim, os ingressos para o evento custam R$ 99 online e R$ 159 presencial, que também dá acesso à feira de negócios. Além disso, as compras podem ser feitas pelo site www.festurisgramado.com/festuris-connection-meeting, onde também está disponível a grade temática completa. A propósito, o patrocínio do evento é de Sebrae Nacional e CNC.
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Famiglia Guimarães – Parabéns Chef Guimarães Nascimento – O melhor endereço gastronômico italiano de Gramado

FITUR ESPANHA

Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Fitur 2020 – Divulgação
Enquanto isso, o Ifema e a Comissão Organizadora da Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur) anunciaram o adiamento da feira para o período de 19 a 23 de maio. Com isso, a feira, que há 40 edições abre o calendário internacional de turismo, estava prevista para acontecer entre 20 e 24 de janeiro mas teve sua data alterada devido as incertezas sobre a pandemia de Covid-19. Acresce que a Fitur foi o único entre os principais eventos do setor a ser realizado em 2020, quando a pandemia ainda iniciava sua e escalada na Europa. Logo após a sua realização foram canceladas as edições de 2020 de ITB Berlim, BTL, ITB Asia, além da edição presencial da WTM Londres. A saber, a edição de 2020 registrou um crescimento de 6,4% o numero de participantes internacionais e chegou a marca de 255 mil visitantes.
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
No coração do Bairro Abração, entre os Bairros de Capoeiras e Coqueiros, a melhor boutique de carnes do Continente. Imperdível.

AIR EUROPA ALTA TEMPORADA

Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
B787 – Air europa – Divulgação Airplane Pictures
Por certo a Air Europa se prepara para aumentar a oferta durante a alta temporada. Sendo assim, a partir de 16 de dezembro, a companhia contará com mais uma frequência para São Paulo, realizada às quintas, e o retorno da rota Madri – Salvador, com duas frequências semanais operadas pelo moderno B787 Dreamliner. Além disso, em março de 2021, quando planeja concluir a retomada de todas suas rotas internacionais, volta a operar em Fortaleza (CE) e Recife (PE), com um voo semanal também para Madri. Inegavelmente, a nova programação está sujeita a evolução da pandemia no mundo, bem como às medidas impostas pelos países e a demanda pelos voos.
Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Finalmente o bairro de Campinas/Kobrasol tem uma super lojas de bolos, pães, bolachas, o outras iguarias caseiras de lamber os dedos. A loja é uma delícia. Clique no baner e confira.

Leia ainda: Roteiros nacionais em alta para feriadões, final de ano e férias

Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
FontesAssessorias de Imprensa 

Leia mais:

Copa Iguassu Falls Golf Club abre temporada oficial em Foz do Iguaçu

Castelo Saint Andrews: Natal e Réveillon em meio à natureza da Serra Gaúcha

Destinos brasileiros em alta para feriadões, final de ano e férias

Controlador de Tráfego Aéreo, o guardião dos céus 24 horas por dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *