Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bi

Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões

Sem dúvidas reconectar-se a natureza já não é um simples modismo, mas uma realidade para quem quer fugir da aglomeração, segurança, lazer e sustentabilidade. Além disso, é uma forma de conhecer lugares, respeitando a cultura, as pessoas e, principalmente, o meio ambiente, beneficiando regiões que possuem forte turismo, mas tentando reduzir os impactos negativos que a prática tem aos destinos.
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões – Instalado em uma região de surpreendentes belezas naturais e repleto de araucárias centenárias, o Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo inova ao aliar os mais modernos conceitos da hotelaria à rusticidade de uma típica fazenda em pleno funcionamento. O Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo está instalado numa área de quase dez milhões de metros quadrados de campos localizada em Lages na Serra Catarinense.
De fato o turismo é essencial para algumas regiões, pois garante emprego e renda para a população local, mas o impacto de receber muitas pessoas pode ser prejudicial para a natureza ao redor. Além da poluição da água e da terra, com o descarte de lixos e dejetos, também é possível observar a poluição sonora e o desmatamento para construção de hotéis e pousadas. Outro fator é a falta de valorização da cultura local e a descaracterização das comunidades existentes.
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões  = Carnaval do sossego no Pratas Thermas Resort e Convention – Divulgação – clique no baner e faça sua reserva. últimas unidades na melhor água termal do Brasil no Vale das Águas de Santa Catarina.
Assim sendo e diante dessa nova realidade, escolha sempre uma pousada ou um hotel que se engaje em causas relacionadas à sustentabilidade quando viajar. Além de nos manter vivos, dando-nos comida e abrigo, a natureza colabora com nossa saúde mental e física. Alguns cientistas perceberam que, ao entrar em contato com o verde, o corpo responde com pressão mais baixa e maiores níveis de glóbulos brancos (responsáveis pelas defesas do organismo), entre outras mudanças sutis e benéficas.
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões  – Existem hotéis de luxo, pousadas fenomenais, resorts, roteiros de charme e existe também o Castelo Saint Andrews, nos lembrando que “AS BOAS COISAS DA VIDA ESTÃO MAIS PRÓXIMAS DO QUE IMAGINAMOS”, na mais encantadora cidade turística do Brasil – Gramado – RS. Exclusividade, sofisticação e requinte reunidos em um empreendimento com arquitetura inspirada nos “castelos europeus”. Localizado na magnífica Serra Gaúcha, o complexo Saint Andrews, membro Relais & Châteux, conta com 19 suítes, reservadas àqueles que desejam desfrutar serviços diferenciados e totalmente personalizados. Clique na imagem e confira. – Foto: Divulgação
O eco-turismo também incentiva a conservação do meio ambiente e busca uma maior conscientização ambiental. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), em 2015, 10% dos turistas em todo o mundo buscaram o turismo ecológico. O faturamento anual do eco-turismo, em nível mundial, é estimado em US$ 260 bilhões. O Brasil participa dessa conta com cerca de US$ 70 milhões. Além disso, o turismo sustentável atrai visitantes para lugares pouco frequentados, trazendo um conforto maior para quem deseja desligar da movimentação das grandes cidades e fugir das aglomerações, principalmente em época de pandemia.
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões  – Alinhado ao turismo e ao lazer, o Hotel Renar, localizado no meio-oeste de Santa Catarina, oferece uma experiência única quando o assunto é hospedagem. Com uma arquitetura estilo alpino-germânica, o hotel está localizado no alto de um morro, com jardins deslumbrantes, oferecendo uma vista privilegiada de Fraiburgo, conhecida como Terra da Maçã. Seja para negócios ou lazer, você desfrutará de conforto supremo, serviço impecável e um ambiente deslumbrante. Clique no baner, confira os pacotes e faça a sua reserva.

FERNANDO DE NORONHA

Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
Fernando de Noronha – Foto: Jefferson Severino
Enquanto isso, sempre na contramão, à Administração de Fernando de Noronha passou a exigir também o exame antígeno contra Covid-19 para entrar na ilha, além da carteira digital de vacinação. Primeiro que o teste além de caro, não serve para nada por que o resultado pode ser falso negativo ou falso positivo. Também nos leva a entender que a vacina não serve absolutamente para nada. Como se fosse pouco, outra novidade é que pessoas de 55 anos ou mais também terão que comprovar a dose de reforço da vacina. Sendo assim, para embarcar num voo para Fernando de Noronha, o viajante precisa ter a carteira digital de vacinação com as duas doses da vacina contra Covid-19, inclusive da Janseen (segunda dose deve ter no mínimo 14 dias da aplicação), e um exame de Covid-19 negativo, seja ele o RT-PCR realizado em até 48 horas antes antes da viagem ou então exame um antígeno feito em até 24h antes do embarque.
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
Escada vertical para chegar a Praia do Sancho. Não é para terceira idade e nem para crianças – Foto: Jefferson Severino
Noronha, sem dúvidas é linda, mas é surreal ir para lá por conta dos preços altíssimos tanto dos voos, conexões longas, preços das pousadas, gastronomia, alugar um buggy e mergulhar, além das demais taxas para entrar na ilha. Não é uma Ilha para a melhor idade e nem para crianças, as quais, (7 a 11 anos) devem apresentar o exame RT-PCR, realizado 48h antes do embarque, ou exame de busca de antígeno. Crianças de 0 a 6 anos não precisam nem mesmo apresentar exame. A Administração da Ilha informa ainda que 30% dos passageiros de cada voos são sorteados para um novo exame, na saída da ilha, custeado pelo governo do estado, e que a máscara continua sendo obrigatória. Na real, Noronha não vale a pena. A Ilha virou piada. ConfirA aqui: A VIAGEM MAIS CARA DE TODAS
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões  – Destino certo dos argentinos que aportam em Balneário Camboriú – O balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva.

ILHA DA MADEIRA

Se bobear, na ponta do lápis, a Ilha da madeira é muito mais barata além de ser um excelente destino insular do mundo. É verdade, A Ilha da Madeira, situada em meio ao Oceano Atlântico, é famosa no mundo todo por suas belezas naturais e cenários impressionantes. Apesar de pequena, a ilha tem atrações e atividades para todo tipo de viajante, seja para quem viaja sozinho, em casal ou com a família e os amigos. No último ano, a Madeira conquistou pela oitava vez o título de “Melhor Destino Insular da Europa” e também foi considerada pela sétima vez o “Melhor Destino Insular do Mundo, ambos pelos World Travel Awards, além de outros prêmios como “Melhor Ilha de Férias para Crianças”, “Destino Paradisíaco da Europa”, “Destino Mais Seguro da Europa para Viajar em 2021”, e tantos outros, só neste ano!
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões  – As férias  costumam ser o momento em que várias famílias se reúnem e colocam o pés na estrada. Um momento como esse não pode ser estragado por nenhum tipo de imprevisto. Por isso, antes de viajarem todos juntinhos, não esqueça de falar com seu agente de viagens e pedir detalhes sobre o Plato Familiar GTA. Ligue e peça informações sobre os planos 11 – 3150-4511. Ou clique no baner.

EXPEDIÇÃO CERAPIÓ 2022

Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões – Expedição Cerapió 2022 – Fotos: João Dijorge e Doni Castilho
Ao que tudo indica, “ceramió” e com muitas emoções e descobertas essa edição histórica do Rally Cerapió. São 35 anos explorando o que há de mais belo no Nordeste brasileiro. A prova que começa em 23 de janeiro, parte de Caucaia (CE), com passagem por Jijoca de Jericoacoara (CE), Ubajara (CE), Luís Correia (PI), Parnaíba (PI), e termina em Barreirinhas (MA) no dia 28. O destaque é a modalidade Expedição, que teve um grande número de inscritos e segue um roteiro diferenciado, pelas belezas naturais da região, ao longo do percurso oficial da competição. Mais que um passeio, a Expedição Cerapió é uma verdadeira descoberta entre o litoral e uma parte do sertão dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Neste ano, os inscritos percorrerão a Rota das Emoções, que contempla o litoral dos três estados. Uma grande oportunidade de conhecer novos atrativos turísticos, mas também de iniciar no mundo off-road.
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões – Expedição Cerapió 2022 – Fotos: João Dijorge e Doni Castilho
Além de reunir amigos, a Expedição Cerapió 2022 proporcionará novas experiências a muitas famílias. O evento é o único que reúne modalidades diferentes como bikes, motos, carros, quadriciclos, UTVs, além da expedição, cujo objetivo é apenas se aventurar e explorar turística e gastronomicamente a região. A prova é válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA). Para as bikes, a competição é de Cross-Country Stage Race (XCS). São 36 categorias que incluem desde participantes profissionais e experientes até iniciantes e amadores.
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões – Águas de Palmas Resort e Hotel – Um oásis em Palmas – Governador Celso Ramos – SC – Clique no baner e confira. Viajar pelo Brasil ou para o exterior, novos desafios para os turistas

VISITE FOZ DO IGUAÇU

Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões – Foto: Jefferson severino
A Itaipu Binacional e o Visit Iguassu firmaram um convênio no valor de R$ 2,3 milhões no final do ano passado para a promoção e a divulgação do Destino Iguaçu. A ideia é, por meio dessa parceria de três anos, atrair mais turistas, aumentar o número de permanência desses visitantes no Destino Iguaçu, gerar mais empregos e movimentar toda a economia local. Entre as iniciativas previstas no convênio estão a participação em feiras, a captação de eventos e o fortalecimento institucional da Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu, com maior suporte às entidades parceiras, a criação de uma estrutura de comunicação social para dar visibilidade permanente ao Destino. De forma inclusiva e participativa, a proposta é atender os pleitos de todas as instituições representativas da Gestão Integrada. Os investimentos serão usados ao longo de três anos.
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
Felipe Gonzalez – Presidente do Visit Iguassu
A gestão desses recursos vai seguir um planejamento focado em promover Foz do Iguaçu como destino turístico seguro para lazer, negócios e eventos e, assim, gerar um incremento sustentável do fluxo turístico”, explica o presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez. Ele lembra que desse modo, Foz do Iguaçu terá todas as condições de obter melhor posicionamento entre os demais destinos turísticos nacionais e internacionais. “É mais uma força-tarefa para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região”, reforça. Ainda de acordo com Gonzalez, é preciso muita responsabilidade para fazer a gestão de um recurso como esse. “Não se trata de um montante qualquer. Vale destacar que a parcela voltada captação de eventos não é grande. Ela representa 10% do valor total do convênio para os três anos de execução”.
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões  – Brocker Turismo a melhor e a mais rápida opção entre você e o seu destino.

VIAGENS CORPORATIVAS

Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões – Foto: Divulgação ACI Worlds
A Global Business Travel Association (GBTA) divulgou nessa semana o BTI Outlook, seu índice de viagens de negócios que analisou os gastos e o crescimento de viagens corporativas em 73 países e 44 setores com o objetivo de criar projeções para 2022 e além, incluindo as previsões pós-pandemia. segundo o estudo, a recuperação das viagens de negócios em 2021 prosseguiu em um ritmo mais lento e mais cauteloso do que o esperado há um ano. Todavia, espera-se que os gastos globais com viagens de negócios aumentem em 2022, com recuperação total prevista para 2024, no ritmo dos gastos pré-pandemia de 2019, que chegaram a US$ 1,4 trilhão, e um ano antes do previsto anteriormente. De qualquer maneira, segundo a GBTA, a atividade global de viagens de negócios já começou a se recuperar da forte desaceleração provocada pela pandemia.
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões – Jurerê Internacional

TURISMO EM BLUMENAU

Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
O site da Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau está de cara nova. Focado na usabilidade e na experiência do visitante, o http://www.turismoblumenau.com.br/ reúne conteúdos completos sobre os atrativos, a oferta turística e os eventos em Blumenau, além de experiências imperdíveis disponíveis na cidade para os diferentes perfis de gostos e bolsos. A plataforma destaca as atrações e a diversidade de experiências proporcionadas por Blumenau, de forma acessível e completa. O site inaugura uma nova ferramenta, um mapa interativo que permite ao visitante relacionar os diversos polos, segmentos e atrações turísticas da cidade para que possa conhecer e integrar suas experiências e aproveitar ainda mais todos os atrativos que o destino tem a oferecer.
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
Parque Vila Germânica – Foto Divulgação – Clique na foto e confira.
O site reúne ainda informações detalhadas sobre os principais eventos sediados em Blumenau. O calendário anual de eventos da cidade inclui a tradicional Oktoberfest Blumenau, que será promovida entre os dias 5 e 23 de outubro de 2022, no Parque Vila Germânica, e o Natal em Blumenau, que na próxima edição terá quase 60 dias de programação. Mais ainda, a plataforma contará com informações atualizadas e os mais recentes conteúdos sobre o destino. Para saber mais sobre Blumenau, acesse www.turismoblumenau.com.br e nos visite nas mídias sociais @visitblumenauSC.
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
Restaurante Schutz – Melhor endereço gastronômico de Palhoça – SC – Clique no baner e faça sua reserva.

ITAPEMIRIM LINHAS AÉREAS

Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões

Depois te uma tremenda pilantragem que prejudicou milhares de passageiros, a União, com muita justiça, não aprovou o pedido para renegociar a dívida de R$ 2,2 bilhões do Grupo Itapemirim, que segue em recuperação judicial desde 2016. A decisão foi protocolada na Primeira Vara de Falências de São Paulo. A União, em sua decisão, afirmou que a proposta do Grupo Itapemirim, que envolve a Viação Itapemirim, Viação Caiçara, Transportes Itapemirim, Imobiliária Bianca, Cola Comercial e Flecha Turismo, entre outros empreendimentos, era inviável. “Apesar de todos os esforços da Fazenda Nacional no sentido de encontrar uma alternativa que contribuísse com a recuperação econômica e a preservação social da Ita, a expectativa do Fisco restou frustrada ante a absoluta inviabilidade jurídica das propostas, que não possuíam amparo na lei”, destaca a petição, assinada por Mariana Corrêa, Procuradora da Fazenda.
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
A melhor galeteria do Brasil. Itapema SC, Gramado RS, Bento Gonçalves RS, Gramados RS, São Paulo…

Leia ainda: Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva 

Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bilhões
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa

Leia ainda:

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva

Ecoturismo em alta e melhor opção para reaquecer mercado do turismo

Conquistas em 2021 apontam crescimento dobrado no turismo para 2022

Cedo ou tarde, todos nós, os caminheiros da imensa estrada evolutiva

Voltam a valer em 2022 o reembolso imediato e taxa para remarcação de voos

Caminhando no mundo em busca da nossa real identidade

Viajar para o exterior é incerto, caro e desnecessário no momento

Castelo Saint Andrews em Gramado, sinônimo de sonho e viagem segura

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.