São José inicia implantação de sistema de estacionamento rotativo!

Prefeitura de São José inicia processo de implantação da Zona Azul no município

Projeto de localização das vagas e de sinalização já está em andamento com o objetivo de democratizar as vagas de estacionamento na cidade

A Prefeitura de São José está iniciando a implantação de um sistema de estacionamento rotativo no Município. Mais conhecido como Zona Azul, o Sistema de Estacionamento Rotativo Controlado será instituído com o objetivo de organizar e democratizar a utilização das vagas de estacionamento em diferentes áreas de São José. A medida é necessária já que o município conta atualmente com uma população de cerca de 240 mil habitantes e uma frota de 150 mil veículos, com um acréscimo anual de 7%.

A Zona Azul

funcionará de segunda à sexta das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 13h, sendo que o tempo máximo de estacionamento em uma mesma vaga será de duas horas. O Município estima a implantação de 5.755 vagas nos bairros Kobrasol, Campinas, Forquilhinha e Centro Histórico, além da Avenida Leoberto Leal, em Barreiros, e no entorno da sede dos Correios, no bairro Nossa Senhora do Rosário.

O preço público para a Tarifa Básica de Utilização equivalente por vaga destinada para automóveis, caminhonetes, camionetas e similares será de R$2,50 pelo período de uma hora. Já o valor por vaga de ciclomotores, motocicletas, motonetas e similares será de R$ 1,25. O usuário poderá usufruir da vaga efetivando a compra por meio de aplicativo de celular, parquímetros, pontos de vendas credenciados em estabelecimentos comerciais ou através dos monitores que farão a fiscalização nas ruas.

De acordo com a secretária municipal de Segurança, Andrea Pacheco, a Zona Azul fará com que as pessoas tenham melhores condições para estacionar na cidade. “A chegada do Sistema de Estacionamento Rotativo Controlado é muito aguardada pela população, principalmente, por comerciantes e clientes de lojas que terão um fluxo de rotatividade de veículos mais organizado nestes espaços”, afirma a secretária.

Benefícios

“A implantação do sistema trará benefícios para toda a comunidade, que terá mais acessibilidade para se locomover nas calçadas. Também irá gerar benefícios para o comércio, que terá condições de receber um maior número de consumidores, além de fomentar a economia da nossa cidade”, enfatiza a prefeita Adeliana Dal Pont.

Segundo a secretária de Segurança, Andrea Pacheco, a Zona Azul tem início previsto para o mês de maio. “Até o início da operação, a população receberá todas as informações necessárias para conhecer e utilizar o sistema”, assinala a secretária.

Os locais de implantação da Zona Azul serão divulgados no site da prefeitura de São José, nas redes sociais e mídias em geral.

Foto: Divulgação Secom/PMSJ