Expo São José 2019 reúne o setor agrícola e comércio da região!

Fotos: Divulgação Secom/PMSJ

Abertura da Expo São José 2019 consolida o potencial econômico da região

Feira segue neste sábado e domingo (6 e 7), com entrada gratuita e extensa programação no CTG Os Praianos, em Forquilhas

A cerimônia de abertura da Expo São José 2019 ocorreu na tarde desta sexta-feira (5), reunindo representantes do setor da agricultura familiar e do comércio varejista da região, além de autoridades e visitantes que circulavam pelo CTG Os Praianos, onde a segunda edição da maior feira multisetorial da região acontecerá até domingo (07). Com extensa programação e entrada gratuita, a expectativa é que mais de 15 mil pessoas visitem o evento que chega para consolidar o potencial econômico da Grande São José.

“Quando os órgãos e instituições se unem e trabalham pelo bem comum, eventos como a Expo São José surgem e mostram o quanto a nossa região é forte, fértil, e o quanto a cidade tem coisas boas para mostrar. É com este clima de otimismo que a cidade cresce a economia gira. Temos nos destacado na geração de empregos e nos serviços prestados aos cidadãos dando oportunidade para as pessoas, para os bons negócios e para o futuro promissor da cidade de São José”, celebrou a prefeita Adeliana Dal Pont, ao declarar a abertura oficial das portas da Expo São José 2019.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Waldemar Bornhausen Neto, ressaltou a importância da feira para o fomento da agricultura familiar e o comércio varejista da região. “Criamos força na primeira edição da Expo São José para planejar este evento e melhorá-lo no desejo de oportunizar mais rodadas de negócios e proporcionar mais oportunidades para que os produtores e comerciantes da região pudessem comercializar sua produção, além de mostrar a qualidade e a diversidade de produtos que são produzidos aqui”, ressaltou o secretário.

Expo São José 2019 reúne o setor agrícola e comércio da região!“Que o evento seja a uma grande oportunidade de formalizar parcerias, aproximar os produtos feitos com tanta qualidade e carinho pelos produtores do consumidor final, fortalecendo este mercado e os sistemas de produção da região”, comentou o representante da secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Athos de Almeida Lopes Filho.

Já o presidente do Sindicato Rural de São José, Ezequiel Ceciliano Teixeira Garcia, falou sobre a diversidade econômica da região e o quanto esta característica possibilita a concretização dos bons negócios. “A Expo São José acontece para mostrar a excelência do trabalho dos produtores e varejistas da nossa região, dando mais força para que estes mercados prosperem e se consolidem cada vez mais”, disse.

“Estamos sempre de portas abertas para receber eventos como a Expo São José e seremos sempre parceiros de eventos como este que expõem o quanto a cidade de São José tem se desenvolvido e mostram a origem do trabalho desenvolvido no mercado do agronegócio da região”, reforçou o patrão do CTG Os Praianos, Anderson Albanaes.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Schlemper, parabenizou a iniciativa de promover a segunda edição da feira. “Acidade de São José é realmente uma cidade pujante, dinâmica e este é um evento que enaltece as qualidades do município, além de promover o fomento da economia da região e oportunizar negócios, principalmente, neste momento de dificuldades para todos. Portanto, parabenizamos a Prefeitura e todas as instituições envolvidas na realização da Expo São José, desejando que ela possa crescer cada vez mais, fazendo parte do calendário de eventos da cidade”, assinalou Schlemper.

“Obtivemos grandes avanços da primeira edição para esta graças à parceria de todos os órgãos e instituições parceiras. Também destacamos a dedicação da equipe da Epagri, que não mede esforços para mostrar como a agricultura tem se desenvolvido em todo o estado e mostrar que, por trás da excelência dos produtos, está o trabalho honesto de um povo trabalhador e guerreiro”, pontuou a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter.

A gerente regional da Epagri, Adriana Tomazzi, reforçou que o evento mostra a força que a cidade de São José e a região têm no setor da agricultura familiar. “São José é um territorial fértil, assim como são os municípios agrícolas da região. A feira possibilita que os produtores destas localidades mostrem a força dos seus empreendimentos e a qualidade dos seus produtos ao público urbano”, destacou Adriana.

“Estamos em festa, pois a feira é uma grande oportunidade para que os pequenos produtores possam iniciar sua comercialização e os que já estão consolidados possam mostrar a origem do seu trabalho. Por isso, gostaríamos de agradecer ao poder público pela oportunidade que estamos tendo em mostrar na Expo São José a diversidade e a qualidade dos nossos produtos”, afirmou a representante dos agricultores familiares, Cristiane Vojes.

A cerimônia de abertura da Expo São José 2019 contou também com a presença do prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, Edésio Justen; do prefeito de Antônio Carlos, Geraldo Pauli; do prefeito de São Bonifácio, Ricardo Carvalho; da prefeita de Rancho Queimado, Cleci Veronezi; do vereador Orvino Coelho de Ávila; das vereadoras Cristina de Sousa e Gilmara Vieira Bastos; do representante do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Lucas Moraes; do presidente do Conselho do CTG Os Praianos, Almir Mirinho; do presidente Ceasa/SC, Glauco Gazola Zanella; do representante da Cresol Vale Europeu e Grande Florianópolis, Marcus Gadotti, do secretário adjunto de Desenvolvimento Francisco Fernandes, além de secretários  do Município, servidores municipais, demais representantes das instituições parceiras e comunidade.

A Banda da Polícia Militar, comandada pelo maestro Sargento Espíndola, e o Coral de Vozes do Centro de Atenção a Terceira Idade (CATI) também agraciaram a cerimônia de abertura do evento.

Quem visitar a feira poderá conferir as exposições de equinos, bovinos, caprinos e ovinos; adquirir produtos coloniais produzidos pela agricultura familiar e também os produtos variados com desconto na Liquida Tudo São José, entre outras atrações como as rodadas de negócios que serão promovidas durante o evento, além da exposição das tecnologias em meteorologia, apicultura, maricultura e pesca; produção de hortaliças; educação ambiental e formação de jovens rurais promovida pela Epagri.

Diariamente o público também poderá conferir no parque do evento a distribuição gratuita de mudas de árvores nativas do Horto Florestal de São José; praça de alimentação; parque de diversões e jogos interativos; teatro infantil da Guarda Municipal de São José (GMSJ); mostra de orquídeas e plantas da Grande São José; exposição e venda de produtos artesanais confeccionados pelas Escolas Profissionais de São José, além da presença do Jeep Clube; do Corpo de Bombeiro Militar; viaturas militares; olarias; produtos artesanais e os Grupos de Escoteiros.

A Expo São José 2019 é realizada pela Prefeitura de São José por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FMADS) e Fundação Municipal de Cultura e Turismo (FMCT), com apoio do Sindicato Rural de São José e Região; do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), além do Sistema da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesc/Senar); da Federação Catarinense de Orquidofilia Santa Catarina; Polícia Militar de Santa Catarina e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, entre outros parceiros.

Programação Expo São José 2019

Sábado – Dia 6 de julho

10h – Abertura dos Portões

– Abertura da Liquida Tudo São José

– Exposição de Equinos, Bovinos, Caprinos e Ovinos

– Abertura da Feira de Produtos Coloniais da Agricultura Familiar: Venda de produtos diretamente do agricultor pães, biscoitos, embutidos, hortaliças orgânicas e muito mais

– Exposição das tecnologias da Epagri em: Meteorologia, Apicultura, Maricultura e Pesca, Produção de Hortaliças, Educação ambiental e formação de Jovens Rurais

14h às 16h – Rodada de Negócios de Empreendimentos da Agricultura Familiar

14h30min às 17h30min – Passeio à Cavalo com a Polícia Militar Montada

15h – Café Colonial

16h – Apresentação de Cães Adestrados – Guarda Municipal de Florianópolis e Polícia Civil

22h – Fechamento dos Portões

Domingo – Dia 7 de julho

Das 10h às 18h – Abertura dos Portões

– Abertura Liquida Tudo São José

– Exposição de Equinos, Bovinos, Caprinos e Ovinos

– Abertura da Feira de Produtos Coloniais da Agricultura Familiar: Venda de produtos diretamente do agricultor pães, Biscoitos, Embutidos, Hortaliças Orgânicas e muito mais

– Exposição das tecnologicas da Epagri em: Meteorologia, Apicultura, Maricultura e Pesca, Produção de Hortaliças, Educação Ambiental e Formação de Jovens Rurais

13h às 16h – Base Aérea de Florianópolis – Apresentação do Pelotão de Cães de Guerra Guerreiros do Sul

15h – Café Colonial

20h – Encerramento da Expo São José

Fonte Secom PMSJ- Edição Jornal Estado Notícias SC