Município de São José se liga na rede em prol do meio ambiente

A prefeita Adeliana Dal Pont reuniu representantes da administração municipal, da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e Associação de Moradores do Bairro Campinas para discutir a situação do Rio Araújo. Com o objetivo estabelecer medidas para combater o lançamento de esgoto no rio, ficou acertada a realização de uma campanha “Se liga na rede” na região.

Convidados pela prefeita Adeliana, participaram do encontro o diretor-presidente da Casan, Adriano Zanotto, o procurador Geral do Município, Rodrigo João Machado, o presidente da Associação de Moradores do bairro Campinas, Érico Koenig, além de agentes de fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal. A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) também foi chamada para a reunião, mas não enviou representantes.

“Chamei todos para que juntos encontrássemos soluções para atender essa demanda antiga dos moradores de Campinas e também promover ações de conscientização para a despoluição do Rio Araújo”, destacou Adeliana. A prefeita lembrou que existe uma ação do Ministério Público de Santa Catarina pedindo medidas para despoluir e conservar o Rio Araújo, no trajeto que atravessa o bairro Bela Vista, o Loteamento Floresta e o bairro Campinas.

Como a região de Campinas já é atendida pelo sistema de coleta de esgoto, o principal problema são as ligações irregulares. Além disso, a Casan está trabalhando na implantação do sistema de esgotamento sanitário para atender os moradores do Floresta, Nossa Senhora do Rosário e Bela Vista. O projeto prevê 1.227 ligações domiciliares e mais de 10 quilômetros de redes coletoras.

Neste contexto, uma das medidas será a realização o programa “Se Liga na Rede” na região de Campinas para estimular os moradores a ligarem seus imóveis na rede de esgoto, evitando os lançamentos irregulares na rede pluvial. A partir de um convênio entre o Município e a Casan, a proposta é que a Vigilância Sanitária Municipal atue junto com os agentes do programa para identificar e notificar as ligações irregulares. “Vamos assumir este compromisso para auxiliar São José nessa demanda”, ressaltou o presidente da Casan, Adriano Zanotto.

Tratamento de esgoto

Aproveitando a presença do diretor-presidente e dos técnicos da Casan, a prefeita Adeliana Dal Pont reforçou o pedido para a empresa elaborar um projeto para ampliar as ligações à rede de esgoto que está sendo implantada no bairro Ponta de Baixo, além de melhorias na rede de abastecimento de água na Rua Frederico Afonso, entre os bairros Praia Comprida e Centro Histórico. “São demandas que os moradores apresentam à Prefeitura e que vão dar mais qualidade de vida para as comunidades”, pontuou Adeliana.

Foto: Divulgação Secom/PMSJ