Obra na Guarda do Embaú: Dep. Hélio Costa obtém autorização junto ao Ministério da Economia!

 

O deputado federal Hélio Costa obteve junto ao Ministério da Economia a autorização para que a Prefeitura de Palhoça execute as obras emergenciais de dragagem da foz do Rio da Madre, na Praia da Guarda do Embaú, além da recuperação das dunas do balneário.

Meses atrás, o parlamentar entrou em contato com a Superintendência do Patrimônio da União em Santa Catarina (SPU/SC) pedindo o sinal verde para a obra. Com o documento expedido, cabe agora à prefeitura realizar o trabalho de reposição de material dragado às margens da praia.

“O morador da Guarda, o pescador e até o visitante tiveram prejuízos com este fechamento da foz do rio. Sem falar na questão ambiental que precisa ser preservada principalmente pelo fato do Rio da Madre ter a necessidade de desaguar no oceano. Vencemos essa luta”, afirmou o deputado.

Danos

O deputado federal Hélio Costa obteve junto ao Ministério da Economia a autorização para que a Prefeitura de Palhoça execute as obras emergenciais de dragagem da foz do Rio da Madre, na Praia da Guarda do Embaú,A portaria 13.401 de 2 de junho de 2020 informa que é preciso reparar os danos causados por evento climático para prevenir perdas humanas e materiais e promover a recuperação de margem do corpo hídrico para fixação de postes de distribuição de energia e acesso às casas, além da recomposição de duna afetada.

Em 2018, com a ajuda de uma máquina cedida pela Prefeitura de Paulo Lopes, o canal foi desobstruído. A passagem havia sido bloqueada em função do assoreamento do rio.

O fenômeno é natural, mas prejudica o cotidiano local em diversos fatores: pode alterar as ondas, tão apreciadas pelos surfistas; com a água represada, pode provocar alagamentos em terras ao longo do curso do rio; e pode prejudicar até a pesca.

A barra é muito importante para a pesca. Pois é através dela que os peixes, camarões e siris entram para o rio. Além disso, a sua recuperação faz a água estar sempre em movimento, mantendo-se sempre limpa e cristalina.

Publicado em 05.06.2020 Por Henrique Harmonia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *