Projeto Líquen: Reconexão com a natureza em qualquer idade

Projeto Líquen nasce com a proposta de promover reconexão com a natureza através de ecossintonizações e escalada

Projeto localizado em Florianópolis oferece vivências para todas as idades

Clientes sobre rocha.jpg

Quando foi a última vez que você saiu da sua zona de conforto e se experimentou em algo novo?

Como você se conecta com a natureza, com seus sentidos e suas emoções?

O que desperta seus instintos, sua motivação e o seu potencial de superação?

Estas são algumas das provocações que Gustavo Matteis, idealizador do projeto, propõe que sejam objeto de investigação e reflexão através das experiências oferecidas pelo Líquen.

Enre 2019 e 2020, Gustavo viajou mais de 1 ano por 17 países, onde trabalhou como voluntário e se relacionou com a comunidade local passando por parques naturais, áreas rurais e projetos ligados à natureza, escalada e autoconhecimento. Desde então passou a estudar, organizar as ideias e se capacitar para iniciar o Líquen.

O projeto atualmente já oferece aulas, vivências e imersões, onde são feitos convites de reconexão com a natureza externa e com a nossa natureza interna. A proposta inclui trilhas, acampamentos (com cozinha colaborativa), meditações ativas com ativação dos sentidos, pranayamas, yoga, oficinas de movimento vivo (com convites sensoriais), slackline, escaladas e conversas significativas após as atividades.

Projeto líquen - escalada
crédito de imagem divulgação

trilha imersiva.png

“Pesquisar e envisionar roteiros e vivências de imersão na natureza, cuidadosamente pensados para diferentes perfis é o que nos motiva, sempre respeitando os princípios de mínimo impacto ao meio ambiente e valorizando a comunidade local”, trecho do manifesto Líquen.

O portfólio está em processo constante de pesquisa e transformação. A vivência mais popular é a de escalada na Barra da Lagoa, região que também recebe a experiência de ecossintonizações e a imersão que reúne as duas experiências em um dia inteiro de atividades. Além disso, a escalada também já acontece no Morro das Aranhas, próximo ao Santinho, e em Bombinhas, no Morro do Macaco. Agora em janeiro iniciamos as atividades em Naufragados, que inclui ecossintonizações e escalada, e na Lagoinha do Leste, onde a proposta é de dois dias de imersão com acampamento no morro da coroa e vivências de conexão.

Como funciona a Vivência de Escalada na Barra da Lagoa?

A vivência de escalada é voltada para pessoas que nunca praticaram o esporte e querem ter uma primeira experiência ou para aqueles que estão se iniciando nessa prática. A proposta é sair da zona de conforto e se desafiar, dentro de um ambiente seguro, acolhedor e imersivo.

Antes da atividade são feitos convites na meditação ativa na trilha. Ao chegar ao local, existe a guiança de práticas de respiração e meditação para conectar com o momento presente e, em seguida, a proposta é promover uma roda de partilhas, onde todos poderão trazer as emoções e os aprendizados da experiência. É importante ressaltar que a escalada é um esporte inclusivo, temos desde crianças a partir dos 3 anos até pessoas na melhor idade, na faixa dos 70 anos, chegando a ser usada como terapia suplementar ao trabalho de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos.

Explicações didaticas.jpg 68d9155a-fdd4-45a8-9c11-ac972ff0ee48.jpg

O que são as ecossintonizações?

As ecossintonizações são exercícios voltados para a reconexão com a natureza externa e interna, onde são feitas reflexões através de projeções nos quatro elementos e propostas de atividades voltadas para o corpo e o sentir, como meditação ativa nas trilhas, pranayamas (respirações), yoga, contemplação e convites de ativação dos sentidos. O termo vem de uma formação em ecopsicologia aplicada, com certificação internacional de Ecotuner que Gustavo concluirá em 2022. Em breve, o Líquen também promoverá os chamados banhos de floresta – prática de mindfulness.

Projeto líquen - foto ecossintonizacao 1
crédito de imagem divulgação
Projeto líquen - foto ecossintonizacao 2
crédito de imagem divulgação

O projeto traz ainda um olhar especial para as crianças e jovens. Duas turmas já estão formadas onde são oferecidas aulas de escalada e atividades de conexão com a natureza. O objetivo é promover um espaço onde elas possam se experimentar em ambiente natural, ampliar sua percepção corporal, além de trabalhar confiança e autoestima, elementos esses associados principalmente ao esporte.

O objetivo é abrir novas turmas em breve e, atualmente, as aulas acontecem no Sul da ilha. Além das aulas, estão sendo desenhadas vivências pensadas exclusivamente para os pequenos e famílias, promovendo a integração das relações familiares com a natureza. Os planos incluem também parcerias com projetos sociais, onde a ideia é levar as atividades para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Acreditamos no aprendizado experiencial, onde ao sair das zonas de conforto, seja caminhando na natureza, acampando em ambiente selvagem ou escalando montanhas, acessamos novos níveis de consciência, nosso poder de realização e superação, assumindo a nossa responsabilidade perante à vida”, trecho do manifesto Líquen.

crédito de imagem divulgação
crédito de imagem divulgação

Depois de estabelecer o projeto na ilha, as novas ideias de roteiros incluem a região de Garopaba, além de parcerias para criar experiências nos cânions catarinenses. Existem também contatos com parceiros na Serra da Mantiqueira (SP), Chapada Diamantina (BA) e Pirenópolis (Goiás). E o planejamento não para por aí. Gustavo já tem olhos para roteiros internacionais com um dos projetos que mais inspirou a criação do Líquen, o Insight Seekers, no Egito, com quem mantém contato constante pensando em vivências para 2022. O idealizador adianta que, fora do país, novos roteiros serão abertos por outros lugares onde passou, como Leste Europeu, Turquia, Índia e Laos.

Escolha a melhor data e aventure-se em Floripa

Projeto líquen - programação fevereiro
crédito de imagem divulgação

Instagram – @projeto.liquen

Whatsapp – (11) 98433-8479

E-mail: liquen.ecotuner@gmail.com

Fonte: Assessoria de imagem