Semana da enfermagem na Palhoça tem encontro no Centro Universitário!

Programação segue até quarta (22) para reunir alunos, professores e profissionais da saúde no Centro Universitário Estácio SC

 Neste ano, a Semana da Enfermagem debate os temas “Enfermagem – uma voz para liderar” e “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”. A semana especial iniciou nesta segunda-feira (20), no auditório do Centro Universitário Estácio SC em Barreiros, e segue quarta-feira (22) para debater temas de interesse com alunos, professores e profissionais da saúde de São José.

Programação

Na programação estão previstas palestras, mesa redonda, mini cursos e uma série de atividades para marcar a 80ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), a 11ª edição da Semana de Enfermagem do Centro Universitário Estácio de SC e a 20ª Semana de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de São José (SEn).

A cerimônia de abertura contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni; da coordenadora do Curso de Enfermagem da Estácio SC, Ana Cristina Hoffmann; da vice-presidente da ABEn/SC, Jussara Gui Martini; da professora Maristela Assunção, representando os professores da Estácio SC; e do aluno Aroldo Alves, que representou os alunos da instituição.

Semana da enfermagem na Palhoça tem encontro no Centro Universitário!“São os enfermeiros que, em sua prática diária, fazem a diferença na vida das pessoas. Por isso, é gratificante participar de um evento como este, em que profissionais e pessoas que buscam exercer esta nobre profissão reúnem-se para debater o papel da enfermagem, que é essencial no desenvolvimento de políticas públicas para a saúde”, comenta Sinara Simioni.

Semana da enfermagem na Palhoça tem encontro no Centro Universitário!A coordenadora do curso de Enfermagem, Ana Cristina Hoffmann, destacou a força do trabalho dos enfermeiros que se faz presente em todos os níveis na área da saúde. “O papel do enfermeiro tem sido cada vez mais decisivo no que se refere à identificação das necessidades de cuidado com a população, por isso, é de estrema importância que este profissional esteja cada vez mais capacitado e consciente da importância que possui dentro da nossa sociedade”, enfatizou.

A Semana de Enfermagem tem como objetivo valorizar a profissão do enfermeiro e dos profissionais de enfermagem que atuam diretamente nos cuidados e na recuperação dos pacientes e são indispensáveis para o bom funcionamento de todas as áreas da saúde, seja na área administrativa, na atenção primária, na urgência e emergência ou no cuidado dos pacientes.

A Semana foi instituída em 1940 pela Escola de Enfermagem Anna Nery tendo como idealizadora a sua então diretora Laís Netto dos Reys. O evento tem início no dia 12 de maio para celebrar o nascimento de Florence Nightingale, em 1820, e o término em 20 de maio, para rememorar o falecimento de Anna Nery, em 1880, duas personalidades históricas e de relevância para o desenvolvimento da enfermagem no mundo e no Brasil.

Fonte PMP