Techstars Startup Weekend Palhoça acontece em Junho

Respire fundo e mãos à obra: vem aí o Techstars Startup Weekend Palhoça. Serão 54 horas de imersão com mentores, investidores e jurados para você evoluir sua mentalidade empreendedora e validar suas ideias

O Bootcamp Startup Weekend que movimentou o ImpactHub Continente, nesta quinta-feira(16), mostrou um pouco do que será o Techstars Startup Weekend Palhoça, que acontece de 21 a 23 de junho, na Faculdade Municipal de Palhoça – FMP.

A organização do evento deixou claro o objetivo de fomentar o empreendedorismo e melhorar o ecossistema empreendedor através do evento. Para se ter uma ideia, já foram criadas mais de 8.000 startups nos eventos realizados em cerca de 100 países. Em Palhoça, o evento chega na sua quinta edição.

Se no Bootcamp o objetivo foi ouvir os especialistas para compreender como atuar, no Startup Weekend o objetivo é a prática. “No final de semana inteiro o negócios é fazer. Serão apenas três palestras de no máximo 15minutos cada. Depois é colocar a mão na massa, validar e ir pra rua”, enfatizou Maurício Martins, um dos voluntários na organização.

Ao todo serão 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback. “Validados ou não, no domingo o projeto é entregue. Mas o importante deste evento de imersão é o mindset que a gente leva pra vida”, garantiu Maurício.

Os membros da organização apresentaram os argumentos do quanto é maravilhoso participar do evento, mas Cárlei Nunes, Pedro Ceron e Fabian Caco compartilharam sua experiência em edições passadas e seu conhecimento sobre Design Thinking, oportunidades do mercado para quem tem atitude e mentalidade do Vale do Silício, mostrando que o evento certamente será uma oportunidade única, onde empreendedores e aspirantes a empreendedores podem ter uma experiência real de montar uma startup com um grupo de pessoas super capacitadas.

Bootcamp Startup Weekend

Uma abordagem que tem visto sua influência crescer em diversas atividades é o “Design thinking”. Cárlei Nunes, falou justamente da importância de saber abordar o problema e encontrar soluções. A especialista afirmou que a melhor definição é da Endeavor, “Uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva de empatia máxima com seus stakeholders (interessados): as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do produto – não somente o consumidor final, mas todos os envolvidos na ideia”. Ela explica que a abordagem é válida para qualquer problema que encontrar durante a vida pessoal ou carreira.

Para entrar no clima, o desafio lançado era pensar como resolver o problema de uma família que tem uma garota prestes a completar 15 anos, e deseja uma festa com um lindo vestido, mas assim como ela, outras amigas estão completando 15 anos e, para cada festa, a filha quer um novo vestido. Solução? Várias! Aplicativos para troca de vestidos entre famílias, Brechó de vestido, e muitas outras.

Outro termo, muito usado hoje em dia no campo das inovações, é o “Possível Adjacente”. Para quem ainda não está familiarizado com o termo, ele tem muito de limites e aberturas. Pedro Ceron do ImpactHub falou sobre as inúmeras inovações tecnológicas que surgem diariamente e os impactos positivos e negativos. Seus exemplos inspiraram os participantes, os números alertaram para uma época acelerada, mas o real convite era para que todos trocassem experiências. “Todas as ideias surgem do encontro de pessoas e não de tecnologias. Muito mais que tecnologia e inovação, este evento são pessoas buscando ideias e integração. Quando pessoas se reúnem coisas incríveis acontecem, inspirem-se”, concluiu Pedro.

A palestra de Fabian Caco também teve um tema bastante atrativo “Nós contratamos adultos”. Ele falou sobre a cultura das empresas no Vale do Silício apresentando de relatos de sua viagem e sua visão quanto a forma de contratar e trabalhar na Netflix, LinkedIn, Google e outras. Caco explicou que por lá o negócio é “seja feliz, mas me mostre o dinheiro”. Ele explicou porque a realidade de lá não funciona aqui no país, mas alertou: “Se no Brasil a cultura do empreender e inovar na empresa do outro ou na sua própria empresa praticamente não existe, você tem muito mais chances de fazer a diferença estando aqui, do que no Vale do Silício”.

Techstars Startup Weekend Palhoça

O Bootcamp foi apenas um gostinho do que será o evento. Então responda: Você está disposto a conhecer pessoas fantásticas com quem realmente possa começar uma empresa? Deseja construir relacionamento com mentores e apresentar suas ideias? Este evento será uma forma de você ter acesso a uma rede incrível e uma ótima oportunidade de aprendizagem. “Nossa intenção é que você conheça pessoas fantásticas com quem possa realmente começar uma empresa, construir relacionamentos com os mentores, e aprender com seus colegas. O evento pretende ser um fórum de colaboração para compartilhar, aprender, construir e se divertir”, afirmou Rodrigo Dias Javornik, um dos organizadores do evento.

Se você perdeu este evento, não se preocupe, pois o melhor ainda está por vir. As inscrições para o Techstars Startup Weekend Palhoça podem ser feitas pelo link http://bit.ly/swpalhoca-ingressos. O evento é organizado por voluntários, mas a chancela é da TechStars – uma rede mundial que ajuda empreendedores a serem bem-sucedidos – além de contar com o apoio do SEBRAE, ImpactHub, Prefeitura Municipal de Palhoça, empresas e instituições estaduais.

Serviço:

O que: Techstars Startup Weekend Palhoça
Quando: de 21 a 23 de junho
Onde: FMP – Rua João Pereira dos Santos, 305, Bairro Ponte do Imaruim, na cidade de Palhoça, SC
Quanto: R$ 100 (cem reais)
Informações e Inscrições: http://bit.ly/swpalhoca-ingressos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *