Termas da Guarda de Tubarão: a quarta melhor água termal do mundo!

A fonte Termas da Guarda possui a quarta melhor fonte termal do mundo e a segunda melhor do Brasil. A radioatividade da fonte é de 39,54, a que tem menos é a da fonte da lagoa que fica em Araxá MG e possui 33,54.

Trata-se de uma água leve e rica na concentração de minerais, entre eles o magnésio, tem um leve efeito diurético, é sedativo para o sistema nervoso e estimulante celular, devido as suas propriedades . Os elementos radioativos encontram-se na forma de gás radônio e diluído em baixíssimas concentrações, o que beneficia nos tratamentos de diversos males como: reumatismo, cálculo renal e biliar, gota, hipertensão arterial, espinhas e sardas entre outras, além de auxiliar na formação de ossos, dentes, pele, unhas e cabelos e regularizar batidas cardíacas além do  sistema muscular.

Contribui também no combate de doenças como hepatite e diabetes. Tem poder sedativo e tranquilizante, combatendo a insônia, nervosismo e desequilíbrios emocionais

Termas da Guarda

Conta a história que em meados do século XIX , um escravo fugitivo refugiou-se na região, ferido e debilitado, começou a sentir os efeitos benéficos da água em suas feridas que foram rapidamente curadas e o vigor físico se restabeleceu em um curto espaço de tempo.  O nome ”guarda” surgiu em função das tropas do  jovem Giuseppe Garibaldi, um corsário italiano requisitado pelos farrapos para auxiliar na estratégia da revolução farroupilha, terem montado um QG naquela localidade. os primeiros soldados curados compararam a água com a Fonte de Lourdes, na França, chamando-a de Santo Anjo da Guarda. Com o passar dos tempos e pelo grande interesse das pessoas, foi construída uma pequena pousada no local,  chamada de Termas da Guarda, posteriormente com  ampliações e reformas o local se transformou em um Hotel, SPA de muito bom gosto , que recebe centenas de hospedes todos os anos, advindos de diversas cidades e estados do Brasil e exterior.

Além dos benefícios medicinais o local é simplesmente divino, junto a mata atlântica, com muita área verde, espaços para caminhadas, trilha ecológica, piscinas ao ar livre e cobertas, com águas que emergem da terra com uma temperatura média é de 39 graus, o que agrada tantos adultos como crianças, banhos de lama, sauna seca e molhada, quadra poliesportiva, passeio a cavalo e de charrete além de banhos de lama, mascara facial de lama, banheiras individuais e para a família,  um restaurante com cardápio equilibrado e de bom gosto.

Localização e atrativos locais

Roteiro Tubarão-Laguna e Imbituba-Laguna

Localizado na cidade de Tubarão a 138 km da capital Florianópolis cujo tempo médio de viagem é de 1h:30.

Além da hospitalidade e conforto do local,  a cidade tem diversos atrativos culturais e de aventura, entre eles: Um Passeio de ¨Maria Fumaça¨, com duração de aproximadamente 2hs:30 e para quem gosta de cultura e história, recomendamos o Museu Ferroviário a casa Huberto Rohdem, conhecida como Casa da Cidade, o palacete fica localizado  no Centro da cidade e foi construído em 1897, além do  Casarão em estilo neoclássico que lembra os antigos casarios portugueses.

Para quem gosta de curtir uma praia a o local fica próximo as praias de Imbituba, Jaguaruna,  e de Laguna

O hotel oferece diversos tipos de pacotes para você e sua família. Fica a dica e o contato

Galeria de imagens

Leia Também

Turistas estrangeiros poderão entrar no Brasil com o comprovante de vacinação

 

Publicado em fevereiro 2021- por Carlos Chuspo- Fonte VM Comunicação e Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *