Titã-A maior lua de Saturno tem geologia parecida com a Terra
Titã – a maior lua de Saturno – e a Terra têm uma geologia muito parecida.
Isso é o que mostra um estudo publicado, nesta semana, pela astrônoma brasileira e pesquisadora do Laboratório de Propulsão à Jato da Nasa, Rosaly Lopes.
A partir de dados coletados pela sonda Cassini, missão encerrada há dois anos, Rosaly Lopes conseguiu montar um mapa com as características de Titã: atmosfera densa, ventos, erosões, rios, lagos com metano em estado líquido e até chuvas.
Em entrevista exclusiva ao programa Universo, da Radioagência Nacional, a astrônoma nascida no Rio de Janeiro, falou da importância do trabalho em equipe para a análise de uma grande quantidade de dados captados pela sonda que deu um mergulho derradeiro em Saturno, em setembro de 2017.
Rosaly Lopes disse que assim como Titã, Encelados e Europa (lua de Júpiter) são lugares onde pode haver vida. E que a Nasa já se prepara para mais uma missão na maior lua de Saturno.
Universo: Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo e descobertas científicas ligadas ao espaço.
Acompanhe a entrevista concedida à Adrielen Alves.
Leia Ainda
Grow retira patinetes e bicicletas de circulação em Florianópolis!
Presidente Bolsonaro comemora assinatura de acordos com a índia!
Os maricultores catarinenses terão mais uma importante alternativa de renda!
Na coluna Jeff Severino
Patagônia Argentina-El Calafate, um destino fantástico
Publicado em 26.01.2020 Jornal o Estado Notícias SC- Imagem NASA Fonte Ebc